Dionísio de Halicarnasso: História como Literatura


Começando pelos antigos, a leitura dos historiadores clássicos gregos e latinos não tinha importância apenas pelas informações que trazia. Dois dos três primeiros poetas épicos romanos (na verdade, um romano e outro romano de origem grega), Nevio e Ennio, não compuseram tanto epopeias quanto crónicas ou histórias: Nevio, a da primeira guerra púnica; Ennio, os Anais romanos. Apesar disso, foram considerados poetas épicos, pelo menos até ao fim do século XIX (Pinheiro, 1872[?] p. 55). A História foi considerada por críticos e teóricos eminentes, como Dionísio de Halicarnasso, um género literário até bem dentro do século romântico. Dionísio de Halicarnasso era mesmo conhecido, no seu tempo e nos séculos seguintes (Pinheiro, 1872[?] p. 43), como historiador (História antiga de Roma ou Archeologia romana - 7 AC em diante) e ao trabalho historiográfico se terá dedicado mais ainda que ao de crítico ou de retórico – este lhe rendendo no entanto provento quotidiano, uma vez que foi muitos anos professor de Retórica em Roma, para onde se dirigiu muito novo (30 AC). Embora laudatória (do império romano), a sua Archeologia romana baseou-se numa pesquisa séria. No entanto, ela terá exemplificado os princípios retóricos ensinados por ele nas aulas.

A sua carta a Gneo Pompeu ilustra bem o valor literário que tinha o género histórico. Nos ensaios Sobre a imitação (onde o substantivo se refere à imitação dos bons autores) ele junta os poetas, os filósofos, os historiadores e os oradores. As artes literárias, ou Belas Letras, incluindo no Romantismo, abarcavam de facto a Poesia (narrativa e lírica, ou só lírica), a História, a Oratória (Eloquência), o Teatro, a Filosofia (Silva, 1984). Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro, em 1872, considera a História logo a seguir à “poesia” na escala de importância dos géneros… literários. Por esse motivo, histórico e teórico, a análise que Dionísio de Halicarnasso fez do estilo de Platão, comparando-o com Demóstenes, é a mesma que fez dos historiadores. E talvez mais desenvolvida neste caso (pelo menos na carta a Gneo Pompeu).

Começa logo por dizer que o historiador deve escolher um tema nobre e agradável, criticando Tucídides por privilegiar uma guerra “que não devia nunca ter tido lugar” – motivo para deixá-la cair no esquecimento. O seu tema causaria, portanto, repugnância aos leitores, pelo que escolhê-lo terá sido um erro tático. Facilmente se depreende ser o critério de escolha também de cariz estético – ainda que a palavra, aplicada à época, possa constituir um anacronismo semântico. O repugnante não seria, nunca, belo e já disso dera sinais Horácio na famosa carta aos Pisões.

Depois aponta o crítico ao historiador uma segunda tarefa: saber onde começar e até onde chegar. É um problema de organização do discurso, um problema retórico já conhecido por poetas épicos, pela poética de Aristóteles e pelos poetas dramáticos. Aliás, o tratamento que é dado ao assunto, sobretudo na justificação da crítica a Tucídides, caracteriza-se por isso mesmo: critica-lhe a falta de tato na escolha do começo, uma distribuição das partes descuidada, bem como a ausência de surpresa e de agrado que o final da sua história reserva para a audiência. Não se fala aí, uma única vez, em questões propriamente históricas, do método histórico, mas sim do mérito ou demérito retórico e da estesia.

A terceira tarefa do historiador é escolher o que deve contar. “Deve” não tem aqui nenhuma aceção moral, nem da moral do historiador, nem da ética em geral. O crítico preocupa-se com mais um aspeto retórico e estético: não tornar a obra muito extensa e, sendo-o, reparti-la entre pausas, bem como contá-la com vivacidade e mudança de cenários. Também critica a Tucídides seguir uma ordem cronológica e não aquela que pede a lógica dos acontecimentos. Não respeitando essa lógica, o historiador cansa e dispersa a atenção do leitor.

Finalmente, Dionísio de Halicarnasso fala no estado de ânimo que o autor manifesta no seu escrito e que deve ser coerente com os conteúdos veiculados: “congratulando-se com as alegrias e compadecendo-se nas situações dolorosas” como fazia Heródoto.

Estes aspetos diriam respeito ao ‘conteúdo’, não à ‘forma’. No entanto, não passam de aspetos retóricos, relativos à maneira como o discurso organiza o conteúdo e suscita simpatia emotiva na receção.

No que diz respeito às questões formais domina o mesmo tratamento retórico. As primeiras três qualidades formais que tornam um historiador melhor que o outro são: um trabalho sobre a língua, que a depura e respeita os seus “rasgos essenciais” (virtude “principal […] sem a qual nenhuma das outras serve para nada”). A segunda seria a da clareza. A terceira a da concisão. A verosimilhança, que para um historiador é fundamental (e, segundo Aristóteles, também para o poeta), aqui passa a ser “a primeira das virtudes secundárias”. Depois dela e dela derivando, surge “a imitação do caráter e das emoções”. Cada vez parece mais um tratado sobre dramas e epopeias. Em seguida vêm as virtudes da “ordenação” e da “expressão”. Não admira, portanto, que logo ele escreva, taxativamente: “as criações poéticas (pois não me envergonho de chamá-las criações poéticas) de ambos [Tucídides e Heródoto] são belas”. O final da carta é igualmente sintomático da conceção das artes verbais na época e para o autor: os “historiadores que comparei aqui serão suficientes para proporcionar aos que se treinam na oratória política um conjunto exequível de exemplos para qualquer estilo”. Eis uma receita para qualquer século também…

Dionísio de Halicarnasso não era um caso isolado, nem seria o único a não se envergonhar de chamar poéticas às criações dos dois historiadores. A maioria dos antigos cronistas e biógrafos gregos e latinos tinha uma forte formação retórica e literária e preocupava-se em escrever bem, de forma agradável, prazenteira, com elegância, pois sabia que ia ser julgada pela qualidade artística da sua escrita, tanto ou mais do que pela verdade histórica transcrita (a própria retórica não aconselhava a que ela fosse inverosímil). Por isso o crítico e teórico podia afirmar que “Heródoto [em comparação com Xenofonte] tem além disso elevação, beleza, grandeza e o que se chama propriamente «estilo histórico»”.

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Outros escritores cultivaram o estilo histórico bem mais próximo dos nossos tempos, como é o caso de Oliver Goldsmith, um homem do século das Luzes, de que falarei mais à frente.

Na transição do século das Luzes para o romantismo surge em Portugal uma figura de invulgar inteligência, o prelado e erudito liberal Francisco de São Luiz, que veio a ser conhecido pelo nome de Cardeal Saraiva. Mais à frente resumo a biografia e refiro os livros que, dele, constam das fontes que pesquisei. Aqui me interessa a continuidade que trouxe às preocupações dos clássicos e neoclássicos acerca do rigor artístico a exigir aos historiadores e da poética subjacente ao “estilo histórico”. Se procurarmos aquele conjunto de preceitos na nossa literatura novecentista, veremos que ele fazia falta aos líricos, angolenses e residentes, mas se realizou plenamente nas melhores peças dos nossos polemistas. Que é pena ainda não terem sido antologiadas e que é difícil antologiar sem isenção, de tal forma a sua veemência nos arrasta a uma tomada de posição.

O nosso único historiador de relevo nesse século, Joaquim António de Carvalho e Menezes, conhecia decerto estas regras, tanto que as seguiu, mesmo que alegasse não possuir dons para isso na «Observação» posta no início da Demonstração (Menezes, 1848). O ponto fraco, sobretudo da Demonstração, é só o de particularizar alguns acontecimentos, o que certamente faz em consequência das graves injustiças e perseguições de que foi vítima. Porém, em termos de estratégia retórica, isso veio apoucar uma obra de âmbito mais vasto e, ainda hoje, extraordinária.

Manuel Patrício Correia de Castro – ele também um prelado liberal – se aproximou bastante mais do modelo e das virtudes do modelo exposto por Villemain e pelo Cardeal Saraiva, de quem falo a seguir. Vemos isso no seu manifesto Aos meus amados compatriotas (Castro, 1822), citado já neste livro e que responde a um folheto rival. Um seu anónimo opositor, localizando-se no Rio de Janeiro, reconhece, porém: “cuja linguagem corrente e belo estilo aprecio.” Nada mais justo, a meu ver. O manifesto rival, escrito por Eusébio de Queirós Coutinho da Silva, também natural de Luanda mas servindo já no Brasil desde 1818 (chegara ao Rio em 1816 com a família), detinha idênticas qualidades retóricas e apuro estético (Silva, 1822).

Infelizmente, desse debate político, em torno da continuação de Angola em Portugal ou da sua integração no Brasil (imediatamente antes do grito do Ipiranga!), reprimido como foi, não nos ficaram sinais. Pela qualidade dos participantes e pelos dois manifestos, é de supor que existissem em Angola, bem no princípio do século XIX, dignos representantes da escola de eloquência que viria a ter, na mesma altura, em Villemain e em Paris, o seu mais exímio e equilibrado expositor e praticante. Infelizmente ainda, o pe Manuel Patrício Correia de Castro não nos deixou mais do que simples “apontamentos” para a história dos capitulares da Sé de Luanda. Caso chegasse a redigir essa História, podíamos certamente estudá-la hoje à luz dos preceitos da Eloquência, tão finamente exarados nos estudos do francês e do Cardeal Saraiva.








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